domingo, 16 de janeiro de 2011

SERRINHA - RN

SERRINHA: SUA ORIGEM E SUAS CAPELAS

Esta comunidade do agreste potiguar está localizada ao pé da serra que lhe deu o nome. Serrinha, denominada por uma grande pedra, é a principal beleza natural deste município. Antigamente chamada de Serrinha do Olho D´Água

Ela surgiu da expansão da pecuaria pernambucana na segunda metade do século XIX, quando aí fixou residência o capitão Cecilio Correia de Andrade. Outros povoadores fizeram a mesma trajetória, tais como Luis Antonio Aguiar, Vicente Barros e Sebastião Sátirio da Costa, vindos também de Pernambuco e da paraiba.

O município tem como marco histórico os CACIMBÕES construídos no século XIX, ainda na época do império, pelo então Capitão Cecílio Correia de Andrade, àquela época, Senhor das terras onde ficavam escravos. Estes cacimbões foram então construídos de tijolos, barro e cimento com, aproximadamente 12 metros de profundidade.

Denomina-se "OLHO D´AGUA" por que ali existia dois olheiros, motivo pelo qual ainda hoje os mais velhos continuaram a chamar esta cidade de SERRINHA DO OLHO D'ÁGUA. Sendo perenes os olheiros, nunca faltou água na região, mesmo nos anos de maior estiagem. Por isso eles eram de maior importância não só para o município, como também para os municípios vizinhos que, em época de seca, vinham nele se estabelecer. Estes cacimbões foram doados a SANTO ANTÔNIO PADROEIRO DA CIDADE.

Por volta do ano de 1850, com o aparecimento de uma nova comunidade rural situada perto de um olho d'água, foi construída uma capela em homenagem a Santo Antônio, vindo consolidar o povoado de Serrinha do olho d'água.

No dia 2 de outubro de 1963, através da Lei n°2.942, o povoado foi desmembrado do território de Santo Antônio, tornando um novo município com a denominação Serrinha.

Após a instalação do município, o seu primeiro governante foi o Sr. João Evangelista de Salles, que foi nomeado o primeiro intendente, tendo governao até o final e 1964.

O primeiro prefeito eleito foi o Sr. José Teixeira de Souza que iniciou uma nova era de progresso. Sua gestão no periodo de 1965 até 1969.

Durante sua gestão, adquiriu prédios para a Prefeitura e Câmara Municipal, criou e contruiu escolas na zona rural, istalou o posto dos Correios, a Quadra de Esportes Manoel Joaquim de Souza, criou a biblioteca pública, e firmou convênio com o MOBRAL benefíciando 1.530 estudantes, dos quais foram alfabetizados 850 alunos, além de outras benfeitorias para o progresso do município.

Sua administração foi seguida posteriormente pelos seguintes governantes:

DE 1970 A 1972 - MANOEL DO CARMO SANTOS
DE 1973 A 1976 - JOSÉ TEIXEIRA DE SOUZA
DE 1977 A 1982 - MANOEL DO CARMO DOS SANTOS
DE 1983 A 1988 - JOÃO VICENTE DA CRUZ
DE 1989 A 1992 - MARLUCE RODRIGUES DOS SANTOS
DE 1993 A 1996 - JOSÉ GENILSON O. DE SOUZA
DE 1997 A 2000 - JOSÉ TEIXEIRA DE SOUZA JÚNIOR
DE 2001 A 2004 - JOSÉ TEIXEIRA DE SOUZA JÚNIOR
DE 2005 A 2008 - MANOEL DO CARMO DOS SANTOS

E atualmente o Prefeito é FABIANO DE SOUZA.

FONTE: Dicionário da Prefeitura Municipal de Serrinha / Livro " História de Serrinha"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1025 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1042 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
SOU APAIXONADO PELA LEITURA E TENHO A MANIA DE ESCREVER E DE PESQUISAR. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO TAMBÉM AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO; SOU MUITO FELIZ PORQUE DESEJO FELICIDADE A TODAS AS PESSOAS, ATÉ MESMO AQUELAS QUE NÃO GOSTA DE MIM; SOU FELIZ PORQUE SOU UM BOM FILHO, BOM ESPOSO E BOM PAI.